Licitação para construção e operação do VLT na Zona Portuária do Rio de Janeiro já foi anunciado

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro confirmou no dia 29 de abril de 2013 a licitação da construção e da operação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A licitação foi vencida pelo Consórcio VLT carioca no dia 26/04.
Formado pelas empresas Actua - CCR, Invepar, OTP - Odebrecht Transportes, Riopar, RATP e Benito Roggio Transporte, o grupo vencedor apresentou proposta com oferta de R$ 5.959.364,27 mensais pagos pela prefeitura durante 25 anos de contrato - valor 1,35% abaixo do teto de R$ 6.040.916,67 estimado pelo edital. (fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=3789405)
O VLT que será construído na cidade do Rio de Janeiro, vai atender os bairros da região da Zona Portuária fazendo ligação com o centro financeiro e ao Aeroporto Santos Dumont. Haverá passagem na Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça XV e Santo Cristo. O VLT seguirá a experiência europeia, será uma forma de reduzir o fluxo de veículos na região central incentivando o uso do transporte coletivo, além disso, o VLT fará integração com os demais transportes coletivos  (metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais, teleférico e aeroporto). A construção do VLT faz parte do projeto de revitalização da região da Zona Portuária dentro das propostas de melhorias no transporte público para as Olimpíadas de 2016. Em breve a imagem do trânsito caótico da região central dará lugar a um trânsito tranquilo a exemplo da cidade de Paris na França, que alguns anos atrás, enfrentava a mesma situação do Rio de Janeiro.







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