Cidade de Niterói e São Gonçalo: BRTs e Metrô da linha 3
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, apresentou dois projetos visando melhorar a qualidade e conforto do transporte público do município. Hoje a cidade convive com enorme congestionamento que torna a viagem mais longa e estressante. Solução como a construção de corredores rodoviários foi uma das formas para tentar organizar o serviço das linhas municipais de Niterói. Com o rápido crescimento da cidade, os ônibus já não comportam mais, foi preciso buscar novas alternativas de transporte público. A primeira alternativa é a construção do Metrô da linha 3 ligando o município de Niterói a São Gonçalo, e outra seria a construção de um BRT (Bus Rapid Transit). Destes dois projetos o BRT está sendo mais discutido, a secretaria de urbanismo de Niterói anunciou dois BRTs para a cidade: a Transoceânica (que ligara Engenho do Mato a Charitas)
"O BRT terá 9,3 quilômetros de extensão, seguindo o trajeto da Avenida Francisco da Cruz Nunes, com previsão de quatro pontos de parada, além dos dois terminais e a construção do túnel Charitas-Cafubá."
(http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/transoceanica-obras-para-2014)
O segundo BRT é a Transniterói (faria ligação com a Transoceânica até a Alameda São Boaventura). A construção do BRT, segundo a secretária municipal de Urbanismo Verena Adreatta, poderá mudar a geografia da cidade. Para ela o acesso mais rápido a Região Oceânica, favorecerá para migração populacional para este região, considerada de baixa densidade.
Outro projeto de BRT seria ligar a Praça Araribóia (centro de Niterói) até Alcântara (distrito de São Gonçalo) . O BRT faria um trajeto paralelo ao Metrô podendo fazer integração com a futura linhas 3 . Enquanto não vem os BRTs e o Metrô da linha 3, a melhor alternativa é implantação de novos corredores e estações rodoviárias. Niterói e São Gonçalo já adotaram a experiência semelhante a cidade do Rio de Janeiro como a padronização dos ônibus municipais e a implantação do Bilhete Único, São Gonçalo no momento ainda não adotou o Bilhete Único municipal, mas atende ao sistema intermunicipal.
"O BRT terá 9,3 quilômetros de extensão, seguindo o trajeto da Avenida Francisco da Cruz Nunes, com previsão de quatro pontos de parada, além dos dois terminais e a construção do túnel Charitas-Cafubá."
(http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/transoceanica-obras-para-2014)
O segundo BRT é a Transniterói (faria ligação com a Transoceânica até a Alameda São Boaventura). A construção do BRT, segundo a secretária municipal de Urbanismo Verena Adreatta, poderá mudar a geografia da cidade. Para ela o acesso mais rápido a Região Oceânica, favorecerá para migração populacional para este região, considerada de baixa densidade.
Outro projeto de BRT seria ligar a Praça Araribóia (centro de Niterói) até Alcântara (distrito de São Gonçalo) . O BRT faria um trajeto paralelo ao Metrô podendo fazer integração com a futura linhas 3 . Enquanto não vem os BRTs e o Metrô da linha 3, a melhor alternativa é implantação de novos corredores e estações rodoviárias. Niterói e São Gonçalo já adotaram a experiência semelhante a cidade do Rio de Janeiro como a padronização dos ônibus municipais e a implantação do Bilhete Único, São Gonçalo no momento ainda não adotou o Bilhete Único municipal, mas atende ao sistema intermunicipal.
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