Onibus articulados: 35 anos como uma das melhores soluções para o Transporte Urbano

Conhecido também como ônibus-sanfona,  é um veículo de transporte coletivo com um reboque traseiro, cujo acesso é feito por um sistema de sanfona. O primeiro modelo desenvolvido no Brasil foi em 1978 com uma modelo de Chassis Scania B111 da carroceria CAIO Gabriela. Para as grandes cidades brasileiras este tipo de ônibus apresenta uma enorme vantagem com relação aos ônibus tradicionais: primeiro pela capacidade de transportar mais passageiros contribuindo para a redução do numero de ônibus nas cidades, outro seria o maior conforto que estes ônibus podem oferecer. Temos também os biarticulados que surgiram em 1991, primeiro na cidade de curitiba, mais tarde estes biarticuladas se expandiu em algumas cidades brasilieiras como São Paulo. Há também uma desvantagem com relação ao uso deste tipo de transporte: algumas ruas das cidades brasileiras são estreitas o que impede a passagem destes ônibus, outra desvantagem é que nem todas as cidades brasileiras contam com pistas seletivas segregadas o que permite que estes ônibus circulem com mais facilidade aumentando sua velocidade. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro estão investindo para a construção de novos corredores expressos de ônibus articulados e biarticulados. Em São paulo alguns estão em operação como o Expresso Tiradentes, no Rio de Janeiro foi inaugurado o 1º em 2012, a Transoeste ligação entre os bairros de Santa Cruz e Barra da Tijuca. Esses corredores expressos são muito utilizados para os BRTs (Bus Rapid Transit), a primeira cidade brasileira a desenvolver este modelo foi Curitiba na década de 1970. Depois da década de 1990 novos BRTs foram implantados no Brasil em algumas cidades como Recife, Goiana, Urbelândia e Vitória. 

Ficheiro:Expresso Biarticulado Curitiba.jpg  
BRT de Curitiba









Ficheiro:001Caio Milleniun BRT Volvo B9S - 360S.jpg



BRT de São Paulo










BRT no Rio de Janeiro

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