População do Vale do Paraíba e Baixada Fluminense querem a volta do Trem Barrinha

O trem Barrinha operou entre os municípios de Japeri e Barra do Pirai entre o período da primeira metade da década de 1970 até 1996 contando com 2 viagens diárias com exceção nos domingos e feriados. Não era um trem turístico, mas sim um trem urbano que atendia as regiões da Baixada Fluminense e Vale do Paraíba, a população usava para se deslocar ao trabalho ou escola, na manha de setembro de 1996, um desastre entre o trem cargueiro da RFFSA (Rede Ferroviária Federal) e o trem de passageiros (Barrinha) levou a suspensão do serviço de trem de passageiros no trecho da Serra das Araras, o trem de carga descia a serra em alta velocidade (100km/h) colidindo com o trem Barrinha que estava estacionado a 70 metros da Estação de Japeri aguardando ordem de circulação. O maquinista do trem Barrinha por volta das 8 da manhã recebeu a informação de que um trem desgovernado descia a Serra, o cargueiro na época, apresentou problema no sistema de freios sendo a principal causa do desastre. O trem barrinha voltar a operar em 2002, mas só para testes especiais sem fazer embarque e desembarque de passageiros. Depois do teste só faltou a decisão da MRS Logística que atualmente administra o trecho da Serra, mas a empresa barrou o projeto. Um projeto apresentado pelo professor de Geografia Danilo Aguiar da Escola Municipal Hortência Phirro do Valle do município de Paracambi, prevê a construção de um novo trecho de subida para o trem de cargas passando pela serra no município de Miguel Pereira, reduzindo o tempo de viagem sem precisar fazer um entroncamento em Barra do Pirai atingindo o Estado de Minas Gerais, para que este projeto possa ser levado adiante, é preciso recuperar o trecho da linha auxiliar saindo de Japeri até Três Rios ficando sob a administração da MRS Logística, permitindo a liberação do trecho da Serra das Araras para o trem Barrinha sob a administração da Supervia. Para a recuperação do trecho, teria que eletrificar novamente, já que as instalações foram retiradas depois de 1996. Hoje percebemos como a população que mora próximo ao trecho sentem ao falta do trem de passageiros. Alguns povoados ficaram praticamente isolados, já que não contam com uma linha de ônibus, um deles foi o distrito de Palmeira da Serra pertencente ao município de Engenheiro Paulo de Frontim e Mario Belo que pertence ao município de Paracambi. No antigo patio da Estação Mario Belo, funciona atualmente uma escola municipal. Atualmente, a melhor opção para chegar a Barra do Pirai é seguir a viagem da trem até Paracambi saindo de Japeri e embarcar no ônibus da Viação Barra do Pirai. Esta linha de ônibus atende apenas os centros dos municípios de Paulo de Frontim e Mendes e alguns distritos com Humberto Antunes, Martins Costa, Morsing e Santana da Barra. O problema esta na tarifa que é cobrada para viajar de ônibus, considerada alta para o tempo de viagem. O trem Barrinha foi o simbolo do progresso destas regiões, hoje o que se vê é o abandono de alguns povoados e o esquecimento destes, na História do Brasil, ainda podemos pensar na ferrovia como simbolo do progresso nacional, não só por causa do transporte de cargas, mas pelo serviço de transporte urbano de passageiros contribuindo para uma viagem mais rápida e segura.

   Mapa dos trilhos do Trem Barrinha
Mapa do Trecho do Trem Barrinha
Acidente com o trem Barrinha em Japeri em Setembro de 1996
Foto do acidente em 1996

Trem Barrinha na estação ferroviária de Palmeira da Serra em 1995
Trem Barrinha em 1994 em Paulo de Frontim

Ônibus que opera entre Paracambi e Barra do Pirai

Comentários

  1. POXA VALEU GOSTEI MUITO DE VER QUE ALGUÉM AINDA SE INTERESSA... PENSEI QUE ERA SOMENTE EU!!!!!!!!!

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  2. Um ramal muito importante! Vamos voltar com essa discussão.

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  3. Reclamo a autoria da fotografia do Barrinha e não foi tirada em Paulo de Frontin, mas na estação de Palmeira da Serra. José Emílio de Castro H. Buzelin.

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