Avenida Rio Branco, dos cortiços a nova modernização

No inicio do século XX, A Avenida Rio Branco no centro do Rio de Janeiro, se tornou a grande novidade do centro urbano carioca. O que antes era uma região cercada de cortiços, hoje é um dos principais centros financeiros e econômicos da cidade do Rio de Janeiro. No inicio do século XX os principais transportes coletivos começaram a ocupar a Avenida Rio Branco (na época Avenida Central), inicialmente foram os bondes, hoje são os ônibus. Com o crescimento desordenado, cresceram o numero de linhas de ônibus no centro do Rio de Janeiro causando retenções, como solução, o prefeito Eduardo Paes implantou o sistema BRS (Bus Rapid Service) como forma de selecionar pontos estratégicos para estes ônibus reduzindo o tempo de viagem, além disso, dividiu a pista da Rio Branco só para os ônibus e para os carros. A grande mudará estará a vir ainda. Um novo projeto de Modernização da Avenida Rio Branco foi apresentado no inicio de 2013 com o objetivo de transformar a Avenida em um Boulevard. Mais uma vez estamos herdando a herança da cultura europeia. Passando 110 anos do projeto de Modernização do prefeito  Pereira Passos, na época o Rio de Janeiro estava sob influência da cultura europeia (Belle Époque), na Primeira República a cultura ainda estava voltada para fora. O que posso pensar hoje, é que estes novos projetos continuam sendo uma cópia europeia, a Avenida Rio Branco sofrerá uma grande mudança na sua paisagem, não haverá mais circulação de ônibus e carros na Região, o trânsito será desviado para a 1º de março e Avenida Presidente Antônio Carlos com a implantação do novo BRT no centro do Rio (Transbrasil). No inicio do século XX presenciamos o crescimento dos transportes coletivos, agora poderemos assistir a retração deste processo. Qual será o futuro dos ônibus no centro do Rio de Janeiro? Como a Transbrasil vai comportar a região do centro carioca?

 
Nova Avenida Rio Branco


Avenida Rio Branco na época

Projeto VLT na Rio Branco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais