Avenida Rio Branco, dos cortiços a nova modernização

No inicio do século XX, A Avenida Rio Branco no centro do Rio de Janeiro, se tornou a grande novidade do centro urbano carioca. O que antes era uma região cercada de cortiços, hoje é um dos principais centros financeiros e econômicos da cidade do Rio de Janeiro. No inicio do século XX os principais transportes coletivos começaram a ocupar a Avenida Rio Branco (na época Avenida Central), inicialmente foram os bondes, hoje são os ônibus. Com o crescimento desordenado, cresceram o numero de linhas de ônibus no centro do Rio de Janeiro causando retenções, como solução, o prefeito Eduardo Paes implantou o sistema BRS (Bus Rapid Service) como forma de selecionar pontos estratégicos para estes ônibus reduzindo o tempo de viagem, além disso, dividiu a pista da Rio Branco só para os ônibus e para os carros. A grande mudará estará a vir ainda. Um novo projeto de Modernização da Avenida Rio Branco foi apresentado no inicio de 2013 com o objetivo de transformar a Avenida em um Boulevard. Mais uma vez estamos herdando a herança da cultura europeia. Passando 110 anos do projeto de Modernização do prefeito  Pereira Passos, na época o Rio de Janeiro estava sob influência da cultura europeia (Belle Époque), na Primeira República a cultura ainda estava voltada para fora. O que posso pensar hoje, é que estes novos projetos continuam sendo uma cópia europeia, a Avenida Rio Branco sofrerá uma grande mudança na sua paisagem, não haverá mais circulação de ônibus e carros na Região, o trânsito será desviado para a 1º de março e Avenida Presidente Antônio Carlos com a implantação do novo BRT no centro do Rio (Transbrasil). No inicio do século XX presenciamos o crescimento dos transportes coletivos, agora poderemos assistir a retração deste processo. Qual será o futuro dos ônibus no centro do Rio de Janeiro? Como a Transbrasil vai comportar a região do centro carioca?

 
Nova Avenida Rio Branco


Avenida Rio Branco na época

Projeto VLT na Rio Branco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC